Blog Profuse

Pele Sensível

Coceiras, vermelhidão, ardor. Pessoas com pele sensível sabem o quanto pode ser incômodo conviver com os sintomas deste tipo de pele. É o seu caso? Então, saiba que existem cuidados e produtos certos para aliviar o desconforto e ainda garantir mais vida à pele sensível. Reconhecer as principais características deste tipo de pele é só o começo para cuidá-la do jeito certo. Quer ver?

A pele sensível, também chamada de intolerante ou reativa, tem diferentes causas geradas por fatores externos (como o clima ou produtos químicos) e internos (como o comprometimento das camadas mais superficiais da pele). Se você tem dúvidas se a sua pele é ou não sensível, aqui vão algumas características mais comuns:

layout_1

“O que diferencia a pele sensível da pele irritada é a continuidade dos sintomas. Pessoas com pele sensível apresentam os sintomas de forma perene, e não episódica, toda vez que algum fator específico é desencadeado”, explica o Dermatologista Alexandre Fabris. Ou seja, se a sua pele reage toda vez que você usa um cosmético para pele normal ou se expõe ao frio, por exemplo, você apresenta sintomas de forma perene, e seu tipo de pele pode ser sensível.

Essa sensibilidade se dá ao enfraquecimento da camada de água e gordura que protege pele. Alguns fatores internos e externos já são bastante conhecidos por ativar a pele sensível, entre eles:

 Envelhecimento da pele

Com o avançar da idade, substâncias fundamentais para o funcionamento da camada que protege a pele são reduzidas no organismo. A perda de água resseca a textura da pele, aumentando a propensão à sensibilidade.

 Desequilíbrio hormonal

Seja por estresse ou fases como puberdade, ou gravidez e menopausa, no caso das mulheres. O desequilíbrio hormonal pode sim afetar a sensibilidade da sua pele.

Tipo de pele clara e seca

De um modo geral, pessoas com a pele clara têm maior tendência a apresentar sensibilidade cutânea e a falta de hidratação está entre as causas da pele sensível.

Intolerâncias e alergias não tratadas

A reação do organismo a substâncias como glúten e laticínios, quando não tratadas adequadamente, podem também desenvolver uma sensibilidade da pele – que pode se manifestar através de inflamações ou manchas.

Oscilações drásticas de temperatura

O excesso de calor ou de frio reduz a hidratação da camada protetora da pele e, em casos extremos, o ressecamento pode deixar a pele sensível de forma permanente.

Cosméticos, medicamentos e produtos químicos

Algumas substâncias de produtos de beleza e medicamentos podem ativar distúrbios como a redução dos níveis de pH da pele, e manifestar irritação e desconforto.

layout_2_nutrel

O cuidado da pele sensível hoje já conta com uma série de atitudes e produtos de ação eficaz. Você conhece os produtos da linha Nutrel? O Nutrel Creme Suavizante  fortalece as defesas naturais da pele e dá aquela sensação imediata de alívio à pele sensível ou irritada. Para quem sofre com a vermelhidão, ele também minimiza esse sintoma e hidrata a pele intensamente, evitando a formação de cravos ou espinhas.

Além de lançar mão dos produtos certos, ao entender o seu tipo de pele e os fatores que ativam qualquer desconforto, basta seguir algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia:

#1. Em crises de coceira, use compressas de água gelada para aliviar;

#2. Hidrate a pele. Manter a barreira protetora hidratada é fundamental para manter sua pele estável. A Profuse Água Dermatológica  pode ser uma grande aliada;

#3. Evite banhos muito quentes;

#4. Evite o uso de buchas e sabonetes e outros produtos com substâncias agressivas à pele;

#5. Proteja sua pele do vento, sol, calor e frio extremos;

#6. Diminua o consumo de álcool, pimentas, café e alimentos condimentados.

Já sabe se a sua pele é sensível? Então confira mais dicas sobre o que você precisa saber antes de usar qualquer produto.

 

Comments

Receba novidades profuse por e-mail