Blog Profuse

Fotoproteção

“Se exponha, mas não se queime”: com um tema que convida você a prevenir o câncer de pele por meio de hábitos (muito) simples de proteção contra o sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove mais uma vez o Dezembro Laranja. Desde 2014, o movimento reforça os cuidados que podem fazer toda a diferença no combate à doença.

Parece impensável, mas o câncer de pele responde por 30% do total de casos de tumores malignos registrados no Brasil em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ou seja, é o tipo que mais atinge os brasileiros, com o maior número de casos no país. Por isso é que você precisa incluir uma rotina de cuidados no seu dia a dia.

“Nós temos como missão orientar a população na identificação dos sinais de câncer da pele e prováveis lesões tumorais que já existam”, disse o Dermatologista Joaquim Mesquita Filho, coordenador da campanha Dezembro Laranja, ao site oficial da SBD.

Ok, mas como saber se aquela manchinha pode ser câncer de pele?

Aqui vai uma colinha com sintomas que podem ajudar você a ligar o sinal de alerta para manchas incomuns que:

√ Crescem de tamanho.
√ Mudam de cor.
√ Mudam sua textura.
√ Têm bordas irregulares.
√ Coçam.
√ Sangram.
√ Não melhoram em até 4 semanas.

E a gente nem precisa dizer: desconfiou, procure seu dermatologista pra já! ;) O câncer de pele, como qualquer outro tipo, tem mais chances de tratamento se descoberto logo no comecinho.

Dezembro Laranja

O que a Sociedade Brasileira de Dermatologia aconselha é que você aproveite o sol, sim, mas com precaução. Só isso! Aplicar o protetor solar todos os dias, vestir chapéu, camiseta e óculos quando se expor por muito tempo ao sol (isso vale pra cidade também, ok?) e lembrar do guarda-sol quando for à praia é tudo que você precisa para prevenir o câncer de pele. Simples, né?

Participe do Dezembro Laranja, cuidando da sua pele e compartilhando informações sobre prevenção e diagnóstico. Use as hashtags #DezembroLaranja e #ControleoSol para engajar mais e mais pessoas neste movimento. ;)

Que tal começar descobrindo qual o melhor protetor solar para a sua pele?

Comments

Receba novidades profuse por e-mail