Blog Profuse

Por que nossa pele envelhece?

Postado em 25/07/2016

Alimentação

A saúde da pele está relacionada aos cuidados indicados pelo seu dermatologista, hábitos alimentares e estilo de vida.  A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a falta de fotoproteção, o aumento de peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue, dentre outros, são fatores que aceleram o envelhecimento da pele.

Tipos de Envelhecimento:

Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, toxinas ou deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

Hormônios: Ao longo dos anos há diminuição no nível dos hormônios sexuais, como estrogénio, testosterona e dos hormônios do crescimento. Equilíbrio é fundamental quando se fala de hormônios; diminuindo os níveis hormonais com o envelhecimento, acelera-se a deterioração da pele. Em mulheres, a variação nos níveis de estrogênio durante a menopausa é responsável por mudanças cutâneas significativas: o seu declínio prejudica a renovação celular da pele, resultando em afinamento das camadas epidérmicas e dérmicas.

Estresse oxidativo: Desempenha papel central na iniciação e condução de eventos que causam o envelhecimento da pele. Ele altera os ciclos de renovação celular, causa danos ao DNA que promovem a liberação de mediadores pró-inflamatórios, que, por sua vez, desencadeiam doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele.

O silício orgânico é importante para a pele, pois ele é parte do tecido conjuntivo e contribui na formação do colágeno: cogumelos, arroz integral e chá de cavalinha são alguns exemplos.

Consulte o seu dermatologista e conheça a melhor forma de cuidar da sua pele.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Comments

Receba novidades profuse por e-mail