Você sabia que além de utilizar o protetor solar diariamente, é possível proteger-se de dentro para fora? Alguns alimentos podem ser fortes aliados. Como exemplo, temos o chocolate, com teor de cacau 70% ou 80% melhor ainda, pois através dos polifenóis presentes no cacau ocorre a fotoproteção e a hidratação natural da pele.
O licopeno é um antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento, esse carotenoide está presente em alimentos de cor avermelhada e principalmente nos molhos de tomate e extratos do fruto. Potencialize a ação desse licopeno consumindo o molho de tomate acrescido de azeite e aquecido.
Podemos ingerir chá verde, mirtilos, romã e outros alimentos ricos em ómega 3, como sardinhas, pois possuem ação antioxidante endógena, ou seja, atuam em diversas frentes para fornecer a proteção da pele de dentro para fora. “Mesmo consumindo alimentos que favoreçam a proteção da pele de dentro para fora frente aos raios UV, deve-se manter as recomendações de utilização dos filtros solares. Não existe quantificação de proteção solar por alimentos ingeridos e, por esse motivo, é necessário consultar o seu Dermatologista para indicar o filtro solar e recomendar o melhor tratamento para você” (Dra. Carla Cotta, Nutricionista).
Não se esqueça de inserir alimentos funcionais no seu dia a dia, consumir diariamente 2 litros de água e seguir as orientações do seu médico Dermatologista. Esses cuidados resultarão em uma pele radiante.
Gostou de "Alimentos com FPS: mito ou verdade?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele