Você sabe por que o melasma surge? A condição, que causa manchas escuras na pele, pode surgir por diversos fatores. A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que ocorre em pessoas com predisposição genética, em geral de fototipos mais altos. Pode aparecer espontaneamente ou após algum estímulo como exposição solar exagerada, gravidez ou uso de hormônios.
Encontre dermocosméticos com os melhores preços no nosso Ecommerce www.profuse.com.br. Disponível agora para todo Brasil.
"Aparece uma ou mais manchas, quase sempre na face, mas pode ser no tronco e membros superiores também, de coloração acastanhada. Os melanócitos desse local passam a produzir mais melanina do que o normal", afirma a dermatologista.
Essas manchas possuem formatos irregulares e surgem, principalmente, na testa, nariz, buço e nas maçãs do rosto.
Dra Andrea conta que, para prevenir o melasma, é preciso fazer uso regular de filtro solar e evitar exposição exagerada ao sol e ao calor. Portanto, não esqueça: o protetor solar deve estar sempre à mão e ser reaplicado durante o dia.
Há como se livrar do melasma?
Segundo a Dra. Andrea, não, pois é considerado uma condição crônica. "Mas é possível amenizar o melasma com o uso regular de protetor solar, preferencialmente com cor e de FPS alto. Além disso, é preciso fazer reaplicações frequentes do filtro solar, evitar exposição exagerada ao sol e ao calor e uso de produtos sem a correta orientação médica, pois produtos inadequados podem agravar a situação", esclarece Dra. Andrea.
Para quem ainda não consultou dermatologista, ela recomenda realizar uma rotina de skincare simples, com limpeza, hidratação e protetor solar.
Dra Andrea ressalta que o uso dos uniformizadores deve ser individualizado. "Se usa cremes uniformizadores, deve obedecer à prescrição médica". Além disso, outros tratamentos, como peelings e lasers, também interferem na rotina.
Utilizar produtos e realizar tratamentos sem a prescrição do dermatologista pode piorar o melasma. Portanto, procure um médico dermatologista para ter uma avaliação correta da sua pele. Só assim ela poderá ter o tratamento adequado. Mais que isso, olhe para si com carinho, cuide da sua pele e saúde. É um ato de autocuidado.
Fonte: https://www.sbd.org.br/doencas/melasma/
Gostou de "Melasma: o que é, como prevenir e tratar" Leia também:
Posts relacionados
Dermatite Atópica: descubra como cuidar da sua pele
Dermatite Atópica: descubra como cuidar da sua pele
Veja como prevenir o envelhecimento da pele com ações diárias
Como prevenir o envelhecimento da pele com ações diárias