Está chegando aquela época do ano amada por muita gente por um motivo especial: muito chocolate! Em 9 de abril se comemora a Páscoa, um período recheado do doce que, vamos combinar, é o preferido por boa parte da população.
Sempre que ouvimos sobre chocolate o atrelamos às temidas espinhas. Mas ele é mesmo motivo para o aparecimento dessa condição de pele?
Nossa loja on-line agora entrega para todo o Brasil! Acesse e
garanta seus produtos Profuse: https://www.profuse.com.vc/
A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que não há comprovação científica de que alimentos específicos causam acne. "O recomendado é ter uma dieta equilibrada. Nenhum alimento precisa ser eliminado definitivamente", comenta.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul destaca que o chocolate foi considerado vilão, mas é comprovado que, em relação à alimentação, o que pode desencadear acne é o excesso de alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, compostos por carboidratos suficientes para induzir picos altos e rápidos de insulina.
As espinhas podem aparecer por uma soma de fatores, como predisposição genética e uma dieta desbalanceada. O importante é não ver nenhum alimento como causador isolado da acne e consumir o chocolate com moderação.
Como prevenir a acne?
De acordo com a Dra Andrea, a espinha é uma inflamação da glândula sebácea da pele, mais comum na face, porém também pode acometer o tronco e os braços. "Há quatro pilares da acne: inflamação da glândula sebácea, aumento de produção de sebo, colonização por uma bactéria chamada Cutibacterium acnes e oclusão do poro por sebo e queratinócitos. Na espinha há inflamação, com formação de pus. Já o cravo é a oclusão do poro, sem inflamação".
Segundo ela, para evitar que espinhas surjam, é preciso ter uma alimentação saudável e limpar corretamente a pele. "Além disso, é necessário usar produtos específicos ao tipo de pele, evitar excesso de maquiagem, remover adequadamente a maquiagem ao final do dia e não espremer as lesões. Casos relacionados a questões hormonais precisam de tratamento específico", afirma Andrea.
O correto tratamento das espinhas depende do grau das lesões, explica a Dra. Andrea. Em geral, a acne leve é tratada apenas com produtos tópicos, enquanto formas graves da doença vão precisar de tratamento sistêmico receitado por médico dermatologista.
Chocolate pode beneficiar o organismo
O cacau, matéria-prima do chocolate, é apontado em muitos estudos como benéfico para a saúde, principalmente do coração. Porém, há uma ressalva: quanto mais amargo, melhor. Os chocolates muito doces não são os mais indicados, pois, quanto mais açúcares, menos cacau em sua composição.
Portanto, não precisa deixar de comer seu chocolate, basta consumi-lo com equilíbrio! Seu corpo, sua mente e sua pele agradecem.
Feliz Páscoa!
Gostou de "A Páscoa vem aí!" Leia também:
Posts relacionados

Mês da Rosácea: descubra como controlar e melhorar a saúde da sua pele
Mês da Rosácea: descubra como controlar e melhorar a saúde da sua pele

Manchas nas axilas: descubra o que causa e como tratar
Manchas nas axilas: descubra o que causa e como tratar