Dermatologista é o médico que entende tudo e mais um pouco sobre a pele. É ele que vai recomendar o tratamento mais adequado à sua necessidade e vai entender, também, o tipo da sua acne (se você tiver essa queixa).
Isso mesmo: ele vai apresentar um diagnóstico e recomendar um tratamento para deixar sua pele mais saudável. Quem nunca pediu uma dica de tratamento ou de creme para a melhor amiga? Pois é, mas saiba que você pode estar fazendo muito mal para sua pele! Peles oleosas ou com tendência à acne precisam de atenção redobrada, já que as espinhas e cravos surgem com mais facilidade. Quem vai recomendar o tratamento que melhor se encaixa com o seu problema é o dermatologista. Leia o que o dermatologista Alexandre Fabris tem para dizer: “A prevenção deve sempre envolver produtos que não sejam oleosos (oil free), como géis ou séruns, produtos de limpeza que retirem as impurezas da pele e produtos que diminuam a produção do sebo.
Atenção a fórmulas muito agressivas que podem causar efeito rebote e aumentar a oleosidade”. Anotado? Não adianta nada investir pesado em produtos de alta qualidade, passar no rosto uma vez e achar que vai acontecer um milagre. Não, não é assim. É preciso criar uma rotina para cuidar da sua pele: ao acordar, durante o dia e antes de dormir, cada etapa deve ter um produto específico. Dependendo do seu tratamento, há produtos que só podem ser utilizados durante a noite, mas esse assunto você deve conversar com o seu dermatologista. A limpeza é muito importante para pele oleosa, já que o sebo acumulado agrava a formação das espinhas e cravos. Alguns estudos evidenciam que peles acneicas têm menor concentração de ácido linoleico na pele. Além disso, esse menor nível de concentração do ácido pode deixar a pele mais vulnerável a substâncias que inflamam.
Resumidamente, dá para perceber que a pele oleosa é carente desse ácido e produtos que contenham esta substância podem ser excelentes aliados. Pergunte ao seu dermatologista sobre os sobre os produtos de Profuse que contém ácido linoleico em sua fórmula: Puriance Ultimate, gel de tratamento antiacne que contém ácido linoleico em sua fórmula: Puriance Ultimate, gel de tratamento antiacne, e Ensolei Toque Seco, protetor solar antioleosidade ideal para peles com tendência à acne.
Sabemos que quando as espinhas e cravos aparecem, junto vem também uma vontade quase incontrolável de espremê-los. Mas o recomendado pelos dermatologistas é não apertar nada, já que no lugar delas podem ficar marcas e cicatrizes para sempre.
O dermatologista Alexandre Fabris relembra que ao manipular um cravo ou uma espinha, o maior risco é o de potencializar a inflamação. “Se a pele não estiver limpa, a bactérias podem entrar nas lesões e causar danos piores ainda”, destaca. Melhor se controlar e evitar, né?
Gostou de "Pele oleosa? 5 passos para prevenir o surgimento de cravos e espinhas" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele