Se a sua pele é oleosa, você pode até pensar que durante os dias frios o excesso de oleosidade dará uma trégua, mas, a depender dos seus hábitos, o sebo pode, sim, ser produzido em excesso. Quer saber o por quê?
A pele possui uma barreira, chamada de manto hidrolipídico, que são as moléculas de água e oleosidade que fazem a sua proteção e, durante os dias frios, em que pode-se acabar exagerando na temperatura da água, com banhos muito quentes, essa proteção pode ser afetada. Dias frios, banhos mais quentes, pele menos hidratada… Isso quer dizer que o excesso de oleosidade dá adeus à pele? Nem sempre. É mais complexo do que parece, mas nós explicamos nesse texto.
A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, comenta que cada pessoa tem um padrão genético de produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, por isso existem as peles seca, mista, normal e oleosa, mas alguns hábitos podem modificar a produção de oleosidade e, durante a estação mais fria, diferentemente do que as pessoas podem pensar, a oleosidade pode aumentar. Isso devido à mudança de hábitos, em especial os banhos quentes e demorados.
"Em pessoas com pele oleosa, a oleosidade pode piorar, em especial nas áreas com maior número de glândulas sebáceas, como face e couro cabeludo. Já nas pessoas com pele seca, o ressecamento pode se acentuar, em especial nas áreas com menor número de glândulas sebáceas, como pernas e antebraços, mãos e pés", explica Andrea.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele oleosa tem aspecto mais brilhante, devido à maior produção de sebo, possui poros dilatados e uma tendência maior à formação de cravos e espinhas.
Ainda segundo a SBD, essa produção aumentada de sebo pode ser por causa genética, fatores hormonais, ou desencadeada por hábitos como alimentação com alto teor de gordura e tomar sol em excesso.
Para manter a melhor versão da sua pele, aposte em uma alimentação balanceada, cuide da hidratação, por dentro e por fora, consumindo a quantidade adequada de água e apostando em hidratantes.
E pode hidratar pele oleosa? Pode e deve! Diferentemente do que pode-se pensar, hidratar a pele não causa mais oleosidade, basta escolher um produto livre de óleo.
Gostou de "A pele pode ficar mais oleosa no inverno. Mito ou verdade?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele