Conforme as estações do ano mudam, os cuidados com a pele também podem precisar de alterações, dependendo do seu tipo de pele ou se você tem alguma necessidade específica. As peles sensíveis e oleosas tendem a precisar de mais atenção nesse período. Por isso, hoje vamos falar sobre elas.
A pele sensível sofre mais no verão?
De acordo com a Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios sim, porque um dos fatores de agravamento para a pele sensível é justamente a exposição, tanto ao calor quanto à radiação ultravioleta. "É claro que existem algumas diferenças individuais, mas, de maneira geral, a exposição solar e a exposição ao calor causam sensibilização, levando a um aumento de sintomas e da irritação que a pele sensível tem", explica.
A exposição solar pode gerar mais oleosidade?
Andrea esclarece que, no verão, ocorre um processo normal de aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, devido à exposição solar, à radiação ultravioleta e ao calor. Por isso, os cuidados com a pele devem ser diários.
Rotina de cuidados com a pele
A rotina mínima de cuidados inclui três produtos: de limpeza, hidratação e protetor solar, segundo Andrea.
"Todos esses produtos devem ser adequados ao tipo de pele da pessoa e a rotina deve ser feita, idealmente, duas vezes por dia, de manhã e à noite. Durante o período do verão, por conta da maior exposição ao sol, o produto mais importante é o protetor solar (e não se pode esquecer também da necessidade de reaplicá-lo ao longo do dia, de três em três horas ou de uma em uma hora se a pessoa estiver transpirando ou se houver banho de mar ou piscina)", ressalta Andrea.
Os produtos ideais para peles oleosas e peles sensíveis
O produto de limpeza precisa ser adequado ao tipo de pele. Quem tem a pele mais oleosa precisa de um produto de limpeza com maior capacidade de remoção dos lipídios na pele. Já a pessoa com pele sensível tem que optar por um produto de alta tolerância, que não cause irritação e ardência e, ainda assim, consiga remover adequadamente a quantidade de oleosidade que a pele forma.
Andrea recomenda a linha Nutrel para quem tem pele sensível e a linha Puriance para quem tem pele oleosa.
Os melhores cuidados para pele sensível
Nutrel conta com dois produtos de limpeza:
• Gel de Limpeza Sensitive, que combina um complexo hidratante com a tecnologia Syndet (agentes suaves que higienizam sem agredir), conferindo uma limpeza eficaz, delicada, anti-irritante e sem ressecamento. Além disso, não altera o pH da pele, respeitando sua hidratação natural e função de barreira de proteção.
• Solução Micelar, limpa de forma eficaz e sem agredir a pele, detoxifica e protege dos danos causados pela poluição e estresse oxidativo, além de auxiliar na remoção das maquiagens, até as mais resistentes.
Além disso, possui produtos que são essenciais para a hidratação efetiva da pele. Nutrel Suavizante Balm é um hidratante calmante que hidrata profundamente a pele. Já Nutrel B5 é um creme multirreparador calmante indicado para corpo, rosto, lábios e região dos olhos. Sua formulação hidrata e repara intensivamente a pele, além de oferecer ação antivermelhidão e alívio da irritação, além de reduzir o ressecamento e as descamações.
As indicações para pele oleosa
Se a sua pele é oleosa, a linha Puriance oferece o cuidado necessário:
• Puriance Control limpa profundamente, mas sem ressecar a pele. Além disso, oferece ação antioleosidade e antiacne.
• Puriance Ultimate é um gel renovador, que possui em sua composição 7 potentes ativos que agem em sinergia para combater as principais queixas da pele oleosa. Como resultado, promove controle duradouro da oleosidade, reduz o tamanho dos poros, uniformiza a textura da pele e previne o surgimento de cravos e espinhas.
Sua pele é mista?
Andrea explica que, para quem tem pele mista, com a região do centro do rosto mais oleosa e a periferia do rosto mais seca, o recomendado é usar um produto de limpeza que remova adequadamente essa oleosidade do centro do rosto para evitar complicações, principalmente a formação da acne. "Depois, é preciso compensar com um hidratante para garantir que a região não oleosa não resseque demais. Porém, é sempre importante consultar o médico dermatologista para entender quais produtos são mais adequados para cada caso", completa.
Protetor solar é lei
Claro que não poderia faltar o protetor solar. Andrea recomenda Ensolei Multi, que é indicado para todos os tipos de pele, já que sua textura oferece toque seco e efeito mate, proporcionando controle da oleosidade.
Sua formulação, com FPS60, proporciona uma alta proteção UVA/UVB e proteção contra a radiação infravermelha. Além disso, oferece efetiva ação antissinais, dupla reparação do DNA e auxilia na renovação celular, combatendo os sinais visíveis do envelhecimento da pele.
Para melhorar, também conta com ação antioxidante e antipoluição, protegendo a pele dos danos oxidativos e dos agentes externos prejudiciais.
Ou seja, Ensolei Multi é muito mais que proteção!
Por aí você tem seguido esses três passos essenciais para os cuidados com a pele?
Se não, está na hora de colocar em prática. ;)
Gostou de "Tem a pele oleosa ou sensível? Saiba como cuidar dela nesse verão." Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele