fbpx

Blog Profuse

O estresse pode afetar a nossa pele?

Postado em 16/09/2020

Dicionário da Pele

Uma rotina atribulada, poucas horas de sono e maus hábitos, são alguns dos exemplos que podem trazer o estresse à tona no nosso dia a dia e, também, o possível surgimento de algumas lesões na pele, ou o aumento de doenças dermatológicas já existentes. Por ser um assunto muito discutido, principalmente devido ao momento que estamos vivenciando, conversamos com a Dra. Francine Papaiordanou, médica dermatologista, que trouxe algumas dicas para mantermos nossa pele, mente e corpo sadios.

Você sabe qual a relação do estresse com a pele?
A nossa pele é como um reflexo da nossa saúde física e mental. Se estamos bem, a chance da nossa pele estar bonita e saudável é muito maior. Se adoecemos, seja de maneira orgânica ou psicológica, a pele sofre, e manifesta lesões.
Em períodos de estresse ocorre o aumento da liberação de radicais livres, levando a um ambiente de estresse oxidativo, situação que funciona como um fator de piora, não só de doenças, mas que também acelera o processo de envelhecimento. Há também um aumento da liberação de cortisol – ele é um hormônio que tem a função de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes -, e diminuição da imunidade, o que facilita o surgimento ou a piora de doenças da pele.

Doenças que podem surgir ou piorar com estresse:
Acne, dermatite seborreica, alopecia, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea, lúpus e herpes são alguns exemplos frequentes.

Formas de diminuir os sintomas:
A melhor forma de combater esses efeitos é tentando controlar o estresse com medidas comportamentais, como a prática de atividade física, meditação, melhora da alimentação com a ingestão de alimentos antioxidantes, e hidratação. Não se esqueça: o ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Em casos mais intensos, pode ser necessário um tratamento multidisciplinar não só com o dermatologista, mas também com psicólogo e psiquiatra.

Utilize os produtos ideais para sua pele:
Em períodos de estresse, a nossa pele se encontra mais vulnerável às agressões externas, e também, às doenças e alergias dermatológicas. Por isso, na hora de selecionarmos os nossos produtos de uso diário – como sabonetes ou hidratantes -, devemos priorizar as fórmulas específicas para as peles sensíveis ou sensibilizadas.

Agora queremos saber: você já conhece a linha Nutrel? São produtos desenvolvidos especialmente para peles secas, sensíveis ou sensibilizadas.

Nutrel Sabonete Barra: higienização delicada com a pele do rosto e do corpo. Um sabonete rico em ativos que hidratam, acalmam e respeitam o pH natural.

Nutrel Gel de Limpeza: sabonete líquido com tecnologia Syndet que limpa, hidrata e acalma sem agredir a pele, além de manter o seu pH natural.

banner01-site-antigo (1)

Nutrel Suavizante Balm: hidratante prebiótico calmante em textura ultraleve e rico em ácido hialurônico, arnica, avenantramidas e glicerina. Nutrel Suavizante Balm hidrata, acalma e fortalece a barreira de proteção da pele, além de combater a irritação, vermelhidão, ardência e ressecamento – principais queixas de uma pele sensível e sensibilizada.

Nutrel Lip Repair: terapia diária para lábios ressecados e fragilizados que promove uma reparação intensiva com melhora da cicatrização, hidratação prolongada por 4 horas e ação calmante com o alívio imediato do desconforto. Além disso, sua textura Balm translúcida cria uma película protetora sem deixar os lábios com efeito esbranquiçado.

banner02-site-antigo (1)

Lembre-se: consulte sempre o seu dermatologista antes de iniciar um tratamento.

Aproveite este momento para cuidar de você, internamente e externamente.

Em nosso blog contamos com mais posts, assim como este, que estimulam o nosso autocuidado. Vem ler!

Comments

Receba novidades profuse por e-mail